Hábitos alimentares impactam no surgimento de tumores.

 

Hábitos alimentares impactam no surgimento de tumores. Ainda que o fator genético seja importante na incidência de tumores, a alimentação tem grande influência no surgimento da doença .

 

A ligação entre hábitos alimentares e o surgimento de doenças está cada dia mais evidente. E o oposto também: cada vez mais estudos provam que alguns alimentos podem melhorar a saúde. Dessa forma, manter uma alimentação equilibrada pode desencadear ou prevenir uma série de doenças, inclusive alguns tipos de cânceres. 

 

O consumo em excesso de alguns alimentos, como até mesmo o modo de prepará-los, podem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Segundo a nutricionista Patrícia Arraes, nutricionista da clínica Oncomed, atualmente 30% dos fatores que podem causar câncer estão relacionados com a má alimentação.

 

– Trata-se do mesmo percentual do cigarro. A gente vê muita campanha contra o cigarro e nenhuma que defenda uma alimentação mais saudável e natural.

 

A nutricionista afirma que alimentos que, entre os alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação, estão os ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças e mortadelas.

 

Segundo Patrícia, existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos.

 

– Os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e enlatados, quando estão em ambiente ácido, que é justamente o ambiente gástrico, são transformados em nitrosaminas. Essa substância tem potente ação carcinogênica e é bastante relacionada a cânceres de estômago. Já os defumados e churrascos são carregados com alcatrão, proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida. 

 

Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago. A incidência desse tumor é maior em regiões onde o consumo desses alimentos é maior, como no Sul e no Nordeste do país.

 

Entre as mulheres, a nutricionista alerta para o excesso de consumo de alimentos gordurosos e frituras, pois estão relacionados a eventuais cânceres femininos, como o de mama, útero e ovário. Ela ressalta, ainda, que a ingestão destes alimentos de alta densidade calórica pode levar à obesidade, outro fator de risco para a incidência de tumores.

 

– As células de gordura produzem pequenas quantidades de hormônios. Em mulheres obesas a quantidade de produção hormonal é ampliada e a exposição hormonal dela se torna maior. Quanto maior este contato com o hormônio, maior a possibilidade de desenvolver a doença –, explica a nutricionista.

 

Alimentos como amendoins e farinhas mal conservadas também não estão livres de problemas. Segundo a nutricionista oncológica, eles podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus Flavus, que pode aumentar o risco de tumores.

 

– Esses tipos de alimentos têm relação com o desenvolvimento de cânceres de fígado –, diz a especialista.

 

Investir em uma dieta alimentar equilibrada, que inclua alimentos ricos em substâncias antioxidantes é uma boa forma de prevenir tumores. De acordo com a nutricionista, vinho tinto, chá preto, frutas (maçã, uvas roxas, morango), vegetais (cebola, couve, vagem, brócolis), grãos, nozes, sementes e especiarias devem ser consumidos regularmente com essa finalidade. Além disso, a especialista chama atenção para a atuação preventiva da curcumina.

 

– A curcumina é um dos fitoquímicos ativos encontrados em plantas vegetais como gengibre, açafrão e acafrão-amarelo. A atividade da curcumina no combate ao câncer ainda não foi confirmada por meio de estudos científicos completos em humanos, no entanto, em testes pré-clínicos em animais, a curcumina demonstrou atividades quimiopreventivas –, finaliza Patrícia.

 

A principal forma de reduzir o número de câncer é aprender sobre prevenção. Veja aqui alguns pontos importantes. Ver mais

Foi pensando no paciente que elaboramos este guia, visando eliminar suas dúvidas e reforçar algumas dicas importantes. Ver mais

O paciente com câncer tem uma série de direitos garantidos por lei. Veja aqui a relação dos seus direitos. Ver mais

Para melhor atendê-lo, é muito importante sermos avaliados. Nos ajude a melhorar cada vez mais a nossa qualidade. Ver mais

Oncomed, primeira clínica oncológica de Niterói a receber uma certificação de qualidade.

São Gonçalo

Rua Cel. Serrado, 1.000, Centro, São Gonçalo - RJ

Niterói

Rua Ministro Octávio Kelly, 157, Icaraí, Niterói, RJ

Rio de Janeiro

Rua Paulino Fernandes, 68,

Botafogo - RJ

Especialidades Cirúrgicas Oncológicas

Tel. 21 3594-6780

Central de Atendimento:  (21)  2715 2500

Oncomed Oncologia