O Ortopedista Oncológico | Dr. Gustavo Sobral (Ortopedista Oncológico)
O objetivo do ortopedista oncológico é avaliar e tratar, de forma humanizada, pacientes com tumores primários e metastáticos dos tecidos ósseos e conectivos. Seu corpo associativo é multidisciplinar e inclui cirurgiões ortopédicos, radiologistas, oncologistas, anestesistas e patologistas. Altamente qualificados, os membros da Associação Brasileira de Ortopedia Oncológica (ABOO) tratam uma ampla gama de tumores ósseos e de partes moles, como o osteossarcoma, condrossarcoma, tumor de células gigantes, carcinomas metastáticos e sarcomas musculares.
Sobre o Câncer ósseo
Tumores malignos (câncer) são lesões causadas por mutações genéticas e alterações do mecanismo de divisão celular que promovem o crescimento e multiplicação celular desordenados. Tumores ósseos malignos crescem, invadindo tecidos próximos, podendo se disseminar para outras partes do corpo através de um processo chamado metástase. Nesse processo, algumas células rompem o tumor, entram na corrente sanguínea ou sistema linfático, e se espalham para outras áreas do corpo, comprometendo outros órgãos. Entre os mais comuns estão:
-
Doença Óssea Metastática
-
Mieloma Múltiplo
-
Osteossarcoma
-
Condrossarcoma
-
Linfoma dos ósseo
Tumor Ósseo Benigno
Os tumores são massas anormais de tecido criadas por divisão celular descontrolada. Os tumores benignos são auto-suficientes, não letais, na maioria das vezes, e tendem a crescer mais lentamente do que os malignos. Abaixo está uma lista dos tumores benignos mais comuns:
-
Cisto Ósseo Aneurismático
-
Condroblastoma
-
Encondroma
-
Displasia Fibrosa
-
Tumor de Célula Gigante do Osso
-
Hemangioma do Osso
-
Osteoblastoma
-
Osteocondroma
-
Cisto Ósseo Unicameral