top of page

Tratamentos Existentes

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

 

Quimioterapia

 

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento. 

 

Cirurgia

 

A cirurgia é a técnica mais antiga conhecida no tratamento do câncer.Os procedimentos cirúrgicos variam amplamente dependendo do tipo do tumor, tamanho e localização.

 

Radioterapia

 

A radioterapia destrói o tumor usando feixes de radiações ionizantes. Calcula-se a dose de radiação e, então, é feita a aplicação, visando acabar com todas as células tumorais e buscando causar o mínimo de dano possível às células normais localizadas ao redor da área irradiada, que se encarregarão de sua regeneração.

 

A radiação pode causar alterações no DNA das células do tumor, impedindo seu crescimento e causando sua morte. Outro mecanismo de ação da radioterapia é a produção de radicais livres de oxigênio, que são substâncias que causam lesão celular. A radioterapia pode ser indicada de forma exclusiva ou associada a outras modalidades de tratamento.

Transplante de Medula Óssea

Tratamento para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. 

 

Fonte: INCA

bottom of page